A San Diego International Comic-Con (visite o site oficial) é o principal feira de quadrinhos dos Estados Unidos, tendo se tornado, na última década, referência obrigatória para profissionais e amadores atuantes na Nona Arte, séries de TV e videogames. Realizada todos os anos na cidade de San Diego, Califórnia, a convenção promove o maior encontro de editores, criadores e profissionais da área, bem como um sem-número de atividades para os fãs. Acompanhe abaixo os principais artigos e ao fim desta página todas as notícias do evento!
PRIMEIRO DIA
Começou a Comic-Con 2011 em San Diego, Califórnia, o maior evento de cultura pop do mundo.
A quarta-feira, como é hábito há vários anos, traz a"Preview Night", a noite em que o centro de convenções é mostrado pela primeira vez ao público e os estandes são visitados sem grande estresse, já que caminham por aqui apenas expositores, profissionais, imprensa e os frequentadores que compraram o pacote de ingressos para os quatro dias da convenção.
Os estandes este ano estão bem diferentes em relação ao ano passado. Em 2010 a grande maioria dos estúdios optou por repetir o visual de seus espaços de 2009 (e mesmo 2008). Em 2011 a Comic-Con ganhou uma repaginada - o que, em parte, compensa ausências importantes nos painéis (as apresentações de novidades em salas de algumas centenas até 7 mil espectadores), como Batman - The Dark Knight Rises, a Pixar, a Disney, O Hobbit e Os Vingadores.
Mas se o supergrupo da Marvel Comics não terá apresentações fechadas, ao menoso estúdio promete presença maciça do filme em seu estande, decorado como o porta-aviões voador da S.H.I.E.L.D. Já a Warner Bros. (que tem O Hobbit e o terceiro Batman marcados para 2012) ainda não mostrou a que veio, com o estande mais monótono do evento nesta noite de quarta.
Outra que poderia ter ousado mais é a Sony. Afinal, o estúdio tem quatro dos filmes mais aguardados do evento: As Aventuras de Tintim, O Espetacular Homem-Aranha, Motoqueiro Fantasma: O Espírito da Vingança e Homens de Preto 3 . No estande, porém, há apenas a moto do herói demoníaco, alguns cartazes com o logo do aracnídeo (um Aranha legal estava no estande da Hasbro) e nada de Tintim. Chamava atenção apenas o Neuralizador gigante de MIB3.
A DC Comics, por sua vez, concentrou esforços nos painéis. De quarta a sábado a editora realizará apresentações intituladas "The New 52", dedicadas à reformulação editorial que começa em setembro. Esses encontros com os leitores prometem pegar fogo, já que os fãs andam bastante insatisfeitos com as mudanças.
Vale destacar também a montagem que a Fox realizou para os Blu-rays com a saga completa de Star Wars. Um teatrinho com um telão foi montado para exibir trechos dos discos, incluindo a sequência do ataque à primeira Estrela da Morte com cenas inéditas vistas por outros ângulos. A tela dividida mostra os cockpits de vários dos X-Wing simultaneamente, dando uma visão global do ataque rebelde.
Pra completar, The Walking Dead, a série de TV que teve o melhor estande do ano passado, repete em 2011 o esmero demonstrado originalmente. Desta vez foi reproduzido o telhado onde um dos personagens terminou a temporada passada preso. Já os estantes de colecionáveis, como a Sideshow Toys, a Kotobukiya e a Gentle Giant continuam com o espaço e a variedade de sempre, mas a participação da indústria dos games pareceu um pouco mais modesta, com estandes pequenos e em menor quantidade.
SEGUNDO DIA
Depois da Preview Night, a quinta-feira marca o primeiro dia completo de atividades da Comic-Con 2011. Além dos estandes ganharem novidades (a Marvel Comics mostrou um display com o uniforme completo do Capitão América em Os Vingadores), começa a dezena de painéis simultâneos que acontecem um salas no segundo andar do Centro de Convenções e em alguns hotéis próximos.
Há também como visitar a cidade de South Park. O Comedy Central está celebrando os 15 anos de sua popular e politicamente incorreta atração com um evento especial para os fãs. Do outro lado da linha do trem, em frente ao Centro de Convenções, o canal construiu uma cidade cenográfica em estilo cartunesco imitando a pitoresca cidade do desenho animado.
Em um estacionamento eles montaram várias atividades, como pintura de rosto, cabine de fotos com os personagens do desenho, um quiosque de criação e impressão de avatares, um karaokê das músicas de Cartman, Kyle, Stan e Kenny, uma exposição de artes do programa e até uma mini-pista de corrida de karts. Pra completar, uma lanchonete serve comida de graça, na cantina do Chef. Valeu a visita.
O painel da DC Comics "The New 52", o primeiro de uma série que pretende explicar a reformulação editorial que começa em setembro. Na mesma sala estavão presentes o painel "The Next Big Thing" da Marvel Comics.
Uma festa foi promovida pela Warner Bros. de Premonição 5, onde poderíamos assistir à sequência de abertura do filme, a queda de uma ponte suspensa. Quem sentou na primeira fileira, parecia que o sangue iria jorrar nos rostos dos telespectadores graças ao 3D. Divertido, como sempre na franquia.
Encerrando o dia, houve uma exibição especial, apresentada pelo produtor executivo Edgar Wright, de Attack of the Block, uma ficção científica cômica inglesa. No filme, um grupo de trombadinhas de um conjunto habitacional torna-se um improvável foco de resistência contra uma invasão alienígena. Cheio de diálogos divertidos e com referências à cultura pop, o filme arrancou aplausos da plateia, que se empolgava a cada morte nojenta de alien. É o tipo de filme, porém, que dificilmente conseguirá espaço no circuito brasileiro...
Tudo começou bem cedo. Antes mesmo de abrir o pavilhão do Centro de Convenções já haviam repórteres de pé trabalhando nas entrevistas coletivas da Summit, que teve, entre outras coissa o diretor de Crepúsculo, Bill Condon, e o elenco principal do filme. Depois foram direto para a Sala H, onde foram exibidas cenas do filme (entre elas a sequência da lua de mel, que deixou os fãs de Twilight empolgados).
Na mesma sequência "coletiva de imprensa + painel", a 20th Century Fox mostrou Prometheus, In Time e O Planeta dos Macacos: A Origem. As entrevistas para a imprensa foram curtas, com não muito mais do que 10 minutos, mas os painéis foram os mais empolgantes até o momento. Tanto o novo filme de Ridley Scott como o estrelado por Justin Timberlake parecem ser bons exemplos de ficção científica com qualidade e vontade de mostrar algo inovador.
Ainda na Sala H vimos Robert Rodriguez falando de seus novos projetos, entre eles o remake da Heavy Metal, Spy Kids 4D e Sin City 2, novamente ao lado de Frank Miller, que está escrevendo duas novas histórias curtas para o longa.
Encerrando a programação da sala H, Guillermo del Toro e Jon Favreau foram convidados pela revista Entertainment Weekly para participar do debate Visionairies, em que cineastas falam sobre como fazem seus filmes, discutem técnicas, formatos e mostram seus novos projetos.
Aguardem por mais notícias que irei postar aqui na inSanos por Games.
Fonte: Omelete
0 comentários:
Postar um comentário