Anderson Gracias, diretor da divisão PlayStation no Brasil, diz que a rede online PSN chega ao Brasil ainda em 2011 (Foto: Renato Bueno/Kotaku Brasil)
Em agosto do ano passado, a Sony enfim lançou o PlayStation 3 oficial no Brasil e, assim, estabeleceu de vez a operação da marca por estas bandas. Oito meses depois, a empresa tenta reduzir o preço do videogame, que sai por R$ 1.999, além de preparar o lançamento da versão nacional da rede PlayStation Network. Porém, ainda não é certa a possibilidade de migração das contas atuais.
UOL Jogos falou com Anderson Gracias, diretor da divisão PlayStation no Brasil, sobre PSN, recepção ao lançamento do PlayStation 3, a chegada cara e tardia do PSP por aqui, dentre outros assuntos. Leia os principais trechos da entrevista:
Migração incerta na PSN Brasil
O lançamento está programado para 2011. No início, a PSN terá, basicamente, jogos e add-nos. Filmes e a PS Home, por exemplo, devem ficar para uma segunda fase, assim como o uso dos cartões pré-pagos em reais.
Ainda há duas incertezas: talvez a compra de créditos através da PSN funcione apenas com cartão de crédito internacional - ou seja, um cartão emitido no Brasil, mas internacional. A outra dúvida é quanto à migração: nossa vontade é oferecer o recurso, mas não é uma tarefa simples do ponto de vista técnico.
Oito meses de PlayStation 3 no Brasil
Se você observar bem, o quadro anterior ao lançamento do PlayStation 3 no Brasil era único no mundo inteiro: só aqui o console era mais barato que o PS3 - falando em termos de preços oficiais, é claro.
Após a chegada do console oficial, mais caro [o PS3 sai por R$ 1.999 por aqui], começamos a perder um pouco das vendas para o Xbox 360. É claro que não gostamos disso, mas este é um período de transição necessário e não há como fugir dele.
É uma situação que desagrada o lojista, claro, mas também ele entende. Afinal, a conta é muito simples de ser feita. Agora estamos buscando alternativas diferentes para tornar o nosso console mais competitivo, reduzindo o preço.
NGP no Brasil
Nossa vontade é lançar no Brasil simultaneamente ao resto do mundo. Porém, após o tsunami no Japão, é possível que haja algum impacto em termos de produção ou datas, embora nada ainda seja oficial.
Games de PS3 a R$ 199
Estamos estudando formas de reduzir o preço dos lançamentos, que hoje saem por R$ 199, mas não é uma conta fácil. A operação ainda é cara por causa dos altos investimentos em marketing, principalmente para equipar as revendas da forma adequada. Ou seja, não é que estejamos ganhando mais dinheiro sem oferecer um preço melhor ao consumidor.
Lançamento tardio e "caro" do PSP
Se fosse para lançar o PSP apenas por conta do portátil, não faríamos, mas tenho uma extensa linha de jogos vindo aí, daqui aproximadamente um mês, por um preço muito competitivo, que eu ainda não posso revelar. É por isso que eu acredito na plataforma: a partir do momento em que eu gerar volume no software, posso tentar equilibrar melhor o preço no Brasil [hoje o PSP oficial sai por R$ 969].
UOL Jogos falou com Anderson Gracias, diretor da divisão PlayStation no Brasil, sobre PSN, recepção ao lançamento do PlayStation 3, a chegada cara e tardia do PSP por aqui, dentre outros assuntos. Leia os principais trechos da entrevista:
Migração incerta na PSN Brasil
O lançamento está programado para 2011. No início, a PSN terá, basicamente, jogos e add-nos. Filmes e a PS Home, por exemplo, devem ficar para uma segunda fase, assim como o uso dos cartões pré-pagos em reais.
Ainda há duas incertezas: talvez a compra de créditos através da PSN funcione apenas com cartão de crédito internacional - ou seja, um cartão emitido no Brasil, mas internacional. A outra dúvida é quanto à migração: nossa vontade é oferecer o recurso, mas não é uma tarefa simples do ponto de vista técnico.
Oito meses de PlayStation 3 no Brasil
Se você observar bem, o quadro anterior ao lançamento do PlayStation 3 no Brasil era único no mundo inteiro: só aqui o console era mais barato que o PS3 - falando em termos de preços oficiais, é claro.
Após a chegada do console oficial, mais caro [o PS3 sai por R$ 1.999 por aqui], começamos a perder um pouco das vendas para o Xbox 360. É claro que não gostamos disso, mas este é um período de transição necessário e não há como fugir dele.
É uma situação que desagrada o lojista, claro, mas também ele entende. Afinal, a conta é muito simples de ser feita. Agora estamos buscando alternativas diferentes para tornar o nosso console mais competitivo, reduzindo o preço.
NGP no Brasil
Nossa vontade é lançar no Brasil simultaneamente ao resto do mundo. Porém, após o tsunami no Japão, é possível que haja algum impacto em termos de produção ou datas, embora nada ainda seja oficial.
Games de PS3 a R$ 199
Estamos estudando formas de reduzir o preço dos lançamentos, que hoje saem por R$ 199, mas não é uma conta fácil. A operação ainda é cara por causa dos altos investimentos em marketing, principalmente para equipar as revendas da forma adequada. Ou seja, não é que estejamos ganhando mais dinheiro sem oferecer um preço melhor ao consumidor.
Lançamento tardio e "caro" do PSP
Se fosse para lançar o PSP apenas por conta do portátil, não faríamos, mas tenho uma extensa linha de jogos vindo aí, daqui aproximadamente um mês, por um preço muito competitivo, que eu ainda não posso revelar. É por isso que eu acredito na plataforma: a partir do momento em que eu gerar volume no software, posso tentar equilibrar melhor o preço no Brasil [hoje o PSP oficial sai por R$ 969].
( Entrevista feita pela UOL JOGOS, todos os direitos reservados a mesma )